+55 19 99156-3354

DOCUMENTAÇÕES TÉCNICAS

Os documentos técnicos que cercam os produtos químicos são por analogia equivalentes aos nossos documentos pessoais. Sem estes documentos não há possiblidade do produto 100% seguro, pois é através de suas documentações técnicas que se conhecem as corretas maneiras de manipulação e os reais perigos que este produto representa quando não utilizado da forma correta.

A matéria referente à segurança de produtos químicos nos últimos anos sofreu grandes evoluções, principalmente com a criação e divulgação do GHS (Sistema de Harmonização Global) que é utilizado nas Américas, Ásia e África e o REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Químicos) que é o sistema utilizado para aprovação de substâncias químicas para comercialização de produtos na Comunidade Europeia.

Então, para que os produtos químicos possam ser segurados dentro dos mais exigentes termos de classificação e de normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de produtos químicos, a MTX provê através de seu corpo técnico a possibilidade da elaboração dos seguintes documentos técnicos, que torna o produto totalmente seguro e dentro da regularidade técnica para sua posterior comercialização.

A MTX, para finalidade de regularização e aperfeiçoamento de documentos técnicos de produtos químicos, oferece a confecção, elaboração e adequação dos seguintes documentos:

FICHA COM INFORMAÇÃO SOBRE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ)

A Ficha de Informação de Produtos Químicos – FISPQ é um documento técnico criado pela ABNT que tem como premissa padronizar como as informações referentes a saúde, segurança, manuseio, descarte e etc de um determinado produto químico, que pode ser uma substância química pura ou um composto químico, deve ser apresentado ao cliente final visando sua segurança na aplicação do produto.

• Elaboração, revisão e adequação de FISPQ (ABNT-NBR 14725)
• Elaboração e revisão de MSDS (ISO 11014:2009)
• Tradução e adequação de MSDS (ISO 11014:2009)
• Avaliação crítica de FISPQ e MSDS recebidas de fornecedores
• Treinamentos: Apresentação, Aplicação, Avaliação Crítica, Interpretação e Elaboração de FISPQ (abertos e/ou in company)
• Aplicação de diversos sistemas de classificação de perigos (GHS, Comunidade Européia, NFPA-Diagrama de Hommel, etc)
• Utilização de bases de dados confiáveis (EPA, HSDB, IARC, INCHEM, NIOSH, TOXNET, etc)

FICHAS E ENVELOPES DE EMERGÊNCIA

As Fichas e Envelopes de Emergência são documentos técnicos que fornecem informações específicas de segurança e de ações em caso de acidentes que devem acompanhar todos os produtos químicos durante todo seu transporte. Sua confecção é baseada em informações que vão desde o Número ONU até formas de contenção de desastres de grande proporções.

• Elaboração, revisão e adequação de Ficha de Emergência e Envelope para o Transporte (ABNT-NBR 7503)
• Avaliação crítica de Ficha de Emergência e Envelope para o Transporte recebidos de fornecedores
• Estabelecimento de incompatibilidade química para o transporte (ABNT-NBR 14619)
• Treinamentos: Apresentação, Aplicação, Avaliação Crítica, Interpretação e Elaboração de Ficha de Emergência e Envelope para o Transporte (abertos e/ou in company)
• Aplicação do sistema de classificação de perigo para o transporte de produtos (Resolução 420:2004-ANTT, ONU-Orange Book)

PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA (PAE)

Tem como objetivo apresentar um breve histórico de acidentes com produtos químicos, das atividades de atendimento a emergências e da disponibilidade de infraestrutura. Estabelecer procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados em situações emergenciais na região afetada, promover as medidas básicas para restringir os danos a uma área previamente dimensionada, a fim de evitar que os impactos ultrapassem os limites de segurança preestabelecidos. Indicar as ações que visam evitar impactos e as que podem contribuir para agravá-los, ser um instrumento prático, de respostas rápidas e eficazes em situações de emergência. Definir, de forma clara e objetiva, as atribuições e responsabilidades dos envolvidos.

FICHA COM DADOS DE SEGURANÇA DE RESÍDUOS (FDSR)

A FDSR  e  o  rótulo  são  documentos  de muita importância  para  que  o  gerador  de  resíduos  químicos  disponibilize informações indispensáveis sobre os resíduos gerados, permitindo assim que o receptor tenha a possibilidade de tomar as medidas cabíveis para a disposição adequada, favorecendo a proteção, segurança, saúde e o meio ambiente.

RÓTULOS DE PRODUTOS QUÍMICOS

Os rótulos de produtos podem ser considerados por analogia como o RG do produto, pois este tipo de documento traz em si todas as informações básicas do produto, como quantidade embalada, data de validade, informações resumidas de uso e etc. E a perfeita prestação e distribuição das informações de conhecimento, ou melhor dizendo, de primeiro contato, são muito importantes para que não haja problemas no tocante da aplicação, possíveis acidentes e posterior descarte do produto/embalagem.

• Elaboração, revisão e adequação de Rótulos de produtos químicos
• Avaliação crítica de Rótulos de produtos químicos
• Treinamentos: Aplicação, Avaliação Crítica e Elaboração de Rótulos (in company)
• Aplicação de diversos sistemas de classificação de perigos (GHS, Comunidade Européia, NFPA-Diagrama de Hommel, ONU-Orange Book, ANVISA-Agrotóxicos, etc)

TRANSPORTE TERRESTRE DE PRODUTOS QUÍMICOS

O transporte terrestre de produtos químicos é uma matéria muito complexa pois envolve desde os materiais mínimos de segurança do veículo e do motorista, passando pelo projeto de áreas de descanso, indo até os documentos e autorizações para movimentação destes produtos químicos. Ainda sem se levar em consideração a infinita quantidade de produtos químicos que possuem características que conferem perigo ao transporte e os métodos ideais para carga e descarga destes produtos. Então, para que se tenha um total controle sobre os eventuais problemas provenientes dos acidentes com o transporte destes produtos, faz-se necessária um consultoria extremante especializada para que tudo seja contemplado e por conseguinte se tenha mais segurança no transporte.

CLASSIFICAÇÃO QUÍMICA – GHS, GPS E REACH

• GHS - Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals
O sistema globalmente harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos (GHS) foi desenvolvido pelas Nações Unidas (ONU) para classificar os perigos dos produtos químicos (substâncias e misturas) e comunicá-los aos usuários através de símbolos e frases nos rótulos e fichas de dados de segurança desses produtos (Safety Data Sheets – SDS).

Este sistema foi elaborado levando-se em consideração os principais sistemas de classificação de perigos existentes e tem havido um esforço global para a implementação deste sistema. Nesse sentido, espera-se que a uniformização da classificação internacional de perigos de produtos químicos promova redução de custos no comércio internacional.
• GPS - Global Product Strategy (Estratégia Global de Produtos - Análise de Risco para produtos químicos)
O GPS foi proposto pelo ICCA (International Council CHemical Association) como uma nova ferramenta pró-ativa para a Indústria Química para realização de avaliação, gerenciamento e comunicação do risco, e tem como visão melhorar a gestão segura dos produtos químicos, harmonizar as abordagens entre países em desenvolvimento e regiões industrializadas, reforçar a confiança do público que os produtos químicos são manuseados com segurança em todas as fases dos respectivos ciclos de vida, e que sua utilização não causa efeitos adversos à saúde humana e ao meio ambiente.?A ferramenta GPS tem como prerrogativa atingir as pequenas e médias empresas na avaliação do risco de substâncias químicas e assim gerenciar todo o processo de produção de produtos químicos, desde a matéria-prima até o produto final, garantindo não somente a comunicação do risco aos consumidores, como também para os trabalhadores envolvidos no processo de produção.

O GPS propõe uma abordagem estratégica para harmonizar de maneira global a avaliação da segurança de produtos, através de medidas (que, entre outras, inclui a avaliação e comunicação dos riscos) que melhoram a transparência das empresas em relação a seus processos e a confiança do público em relação a esta.

• Classificação dos produtos químicos segundo o critério GHS para seleção e Análise de Risco
• Priorização das substâncias em níveis de hierarquização (exposição mais elevada e/ou potencial elevado de perigo ao nível mais baixo de exposição e/ou baixo potencial de perigo)
• Caracterização do perigo
• Avaliação da exposição e os diversos cenários
• Caracterização do risco
• Comunicação do risco
• REACH (Registration Evaluation Authorization and Restriction of Chemical Substance)
O REACH, Registration (Registro), Evaluation (Avaliação), Authorisation and Restriction (Autorização e Restrição) of Chemicals (de Substâncias químicas), é o Regulamento sobre substâncias químicas da União Européia (UE). Tal regulamento introduz grandes mudanças na forma como as substâncias químicas são gerenciadas e tem por objetivo fornecer maior proteção à saúde humana e ao meio ambiente no qual a substância está sendo produzida ou utilizada.?O REACH não afeta apenas produtores de substâncias químicas.

Na verdade, toda companhia fora da UE que forneça produtos ao mercado europeu pode ser afetada. O escopo do REACH cobre: substâncias químicas puras; preparações de substâncias químicas (p. Ex. produtos de limpeza, tintas); artigos que liberem substâncias (p. Ex. veículos, canetas).?Existe a obrigação geral de submeter à Agência um registro para cada substância exportada à UE em quantidades iguais ou maiores a 1 tonelada/ano. O não registro significa que aquela substância NÃO poderá ser comercializada com o bloco econômico.

• Verificação da identidade da substância
• Levantamento de informações faltantes
• Compilação de dados para o dossiê
• Elaboração das Fichas de Dados de Segurança (MSDS)
• Preparação do Dossiê Técnico
• Avaliação de Segurança Química
• Identificação de cenários de exposição
• Realização de avaliações de risco
• Preparação dos Relatórios de Segurança Química
• Atualização dos dossiês
• Classificação das substâncias de acordo com o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem (GHS)
• Seminários/Treinamentos direcionados à empresa
• Identificação de perigos

FICHA DE COMMUNICAÇÃO DE PERIGO

A Ficha de Comunicação de Perigo (FCP) de um produto químico é um documento de extrema importância para os trabalhadores dos diferentes setores internos da indústria. A finalidade deste documento é compilar e resumir as informações presentes nos documentos de segurança (FISPQ ou MSDS) das matérias-primas utilizadas pela empresa.?A FCP tem a função de auxiliar o setor de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) das indústrias químicas informando aos trabalhadores quanto aos perigos relevantes no seu local de trabalho, às condições de uso do produto e às medidas de precaução necessárias numa dada situação de trabalho.

A Ficha de Comunicação de Perigo é um documento de extrema importância para a Gestão Segura dos produtos químicos.
• Elaboração de FCP de produtos químicos
• Revisão de FCP produtos químicos já existentes
• Avaliação crítica de FCP
• Treinamentos: Aplicação, Avaliação Crítica, Interpretação e Elaboração de FCP (in company)
• Aplicação de diversos sistemas de classificação de perigos (GHS, NFPA-Diagrama de Hommel, ONU-Orange Book, etc)

INCOMPATIBILIDADE QUÍMICA

Os produtos, devido às suas propriedades químicas, podem reagir violentamente entre si resultando numa explosão, ou podendo produzir gases altamente tóxicos ou inflamáveis. Por este motiv,o quaisquer atividades que necessitem o transporte, o armazenamento, a utilização e o descarte devem ser executados de tal maneira que as substâncias não entrem acidentalmente em contato com outras que lhes são incompatíveis.

Os produtos químicos utilizados pela empresa são listados e estudados visando identificar, quantificar e analisar os aspectos de incompatibilidades entre si, para posterior elaboração de tabela de incompatibilidades.

• Identificar, quantificar e analisar os aspectos de incompatibilidades entre produtos químicos
• Elaboração de tabela de incompatibilidades
• Avaliação crítica de tabela de incompatibilidades
• Elaboração de procedimento para manipulação segura das substâncias químicas, desde o recebimento, armazenamento, utilização e descarte dos resíduos
• Treinamentos: Aplicação, Avaliação Crítica, Interpretação, Revisão e Elaboração de tabela de incompatibilidades (in company).
Conheça mais serviços